top of page
Buscar
  • Foto do escritorEmanuel Daniel

QUATRO RAZÕES PELAS QUAIS ACREDITO QUE BITCOIN NÃO SE ESTABELECERÁ COMO UMA MOEDA INTERNACIONAL



Em primeiro lugar, quero deixar claro que não estou a dizer que as criptomoedas não se estabelecerão como moedas internacionais. De facto, é bastante óbvio que o futuro das moedas é digital e que a criptografia é simplesmente uma das forma de operar uma moeda digital. O que estou a dizer é que Bitcoin não se estabelecerá como uma moeda internacional.


Ao longo da história, todas as moedas que tiveram um domínio sobre outras moedas no mercado internacional como Tetradracmas Atenienses, Denários Romanos, Solidus Bizantino, Libra Britânica, Dólar Americano, atenderam a pelo menos quatro condições básicas: 1. Deve ter um valor estável a longo prazo; 2. Deve haver volume suficiente para atender às necessidades do comércio internacional de bens, serviços e ativos financeiros; 3. Os custos de transação devem ser baixos; e 4. Deve haver um emissor estável que garante a moeda.


Bitcoin, no entanto, não atende a nenhuma das quatro condições acima e vou elaborá-los abaixo uma por uma:

  1. Bitcoin não tem um valor estável a longo prazo

Bitcoin tem maior volatilidade do que qualquer outra moeda predominante na história, e essa sua volatilidade a torna uma péssima moeda. Para quem vem a observar a volatilidade do preço do Bitcoin há algum tempo, notou a queda da alta anterior de $ 63,729.50 para $ 40.430,60, e essa volatilidade às vezes ocorre em um período muito curto.


Alguns dos factores que também contribuíram para esta volatilidade recente são: Tesla, a mais famosa empresa de carros elétricos, parou de aceitar Bitcoin; regulamentos governamentais, como a proibição do comércio de criptografia pela China; e na Índia, onde os investidores enfrentaram desafios de depósito e retirada devido a rumores de instituições financeiras restringindo as transações.


Para as moedas tradicionalmente predominantes como o Dólar Americano, Libra Britânica, Euro da União Europeia, seus respectivos bancos centrais entram nos mercados monetários internacionais e aplicam algumas políticas monetárias para mantê-los estáveis. porque sem estabilidade, a moeda não funciona.


2. Bitcoin tem uma quantidade máxima pré-determinada que pode ser criada

O fornecimento de Bitcoin é limitado a 21 milhões, dos quais mais de 18 milhões já foram fornecidos ou extraídos. Se multiplicamos os 21 milhões de Bitcoin com o seu valor atual de $ 40.430,60, nos daria apenas acima de $ 849 bilhões (ou mil milhões, (como quieras)); Mesmo usando o seu valor mais alto de $ 63,729.50 só teriamos $ 1.3 trilhão.


Agora, se olharmos apenas pelo Dólar Americano, todo dinheiro físico (notas e moedas) e o dinheiro depositado em contas de poupança e à ordem, podemos esperar encontrar aproximadamente $ 19.9 trilhões, em circulação em Março 2021 e com uma quantidade de 50,3 bilhões de notas no fim de 2020 segundo a Reserva Federal dos EUA. Isso sem levar em conta o dinheiro na forma de investimentos e derivativos tais como certificados de depósitos, fundos institucionais do mercado monetário e acordos de recompra de curto prazo que ultrapassam US $ 1,2 quatrilhão. Lembre-se que nem fiz menção da Libra Britânica, Euro da União Europeia.


Com o limite em quantidade que o Bitcoin tem, não terá volume suficiente para atender às necessidades do comércio internacional de bens, serviços e ativos financeiros.


3. Bitcoin tem custo de transação muito alto

Muita gente pensa que Bitcoin não tem custo de transação, ela tem e podem ser bem mais alto.


O custo de transação do Bitcoin pode aumentar durante os períodos de congestionamento na rede, como aconteceu durante o boom da criptografia de 2017, onde atingiu quase $ 60 por transação e recentemente em 21 de Abril de 2021 atingiu $ 62,79 por transação. Com este tipo de custos, o Bitcoin terá dificuldade em competir com as criptomoedas nacionais que muitos países já planejam implementar.


4. Não há um emissor estável do Bitcoin

A popularidade das criptomoedas se deve em parte ao anonimato dos detentores de carteiras Bitcoin. Embora as transações possam ser identificadas, é difícil para terceiros identificar quem está por trás delas. Isso os torna populares entre criminosos e lavadores de dinheiro (Os Marimbondos e Caranguejos), e por causa disso, Bitcoin irá atrair sanções ou restrições da maioria dos governos mundiais, como já se vê com a China e outros.


Os defensores do Bitcoin querem que ele substitua a moeda fiduciária. Se isso tem a mais remota possibilidade de se tornar verdade, isso implica dizer que o Bitcoin está em competição com as moedas nacionais. Consegues realmente imaginar os bancos centrais da China, dos Estado Unidos América e da União Europeia a cancelarem suas moedas e a adoptar o Bitcoin, moeda que eles não têm controle? a maioria dos governos mundiais não querem ter moedas descentralizadas que estão fora de seu controle.


Além disso, países como China, Inglaterra e muitos outros anunciaram que irão emitir suas próprias criptomoedas. Todas essas moedas terão emissores estáveis, e esses emissores têm o poder de bloquear Bitcoin em suas respectivas economias para não competir com suas moedas nacionais.


Finalmente, porque o Bitcoin também não tem valor intrínseco, O aumento em seu valor é apenas um esquema de pirâmide em que os investidores estão constantemente a esperar que os outros valorizem-o cada vez mais alto. Quando Bitcoin voltar ao seu verdadeiro valor, o despertar poderá ser brutal e desagradável para muitos.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page